quarta-feira, 24 de junho de 2015

ATIVIDADES – ESTRUTURA DAS PALAVRAS



  1. Comparando as palavras a seguir, mostre quais são os morfemas que as compõem:


a)      desatualização
b)      atualizar
c)      atual
d)      atualizado
e)      atualizada
f)        atualizados
g)      atualmente
h)      reatualizar
i)        atualizador



  1. Faça a depreensão e a classificação dos morfemas, formadores das seguintes palavras e flexões:


a)      realizar
b)      irreal
c)      real
d)      realmente
e)      realizável
f)        realizava
g)      realizávamos
h)      realismo
i)        realista


  1. Aponte as desinências e as vogais temáticas das seguintes palavras e flexões:

a)      amor, amores
b)      deputado, deputada
c)      comemorava, comemorávamos
d)      pusesse, puséramos
e)      pente, pentes
f)        garrafa, garrafas
g)      boné, bonés
h)      caso, casos
i)        moço, moças

 Gelsiany Passos
1º ANO 

LEIA O TEXTO E RESPONDA



AS LUAS DE LUÍSA
Diléia Frate

A Terra tem uma lua, Saturno tem vinte, mas Luísa, temperamental, imprevisível, criativa, brincalhona, chorona, risonha, generosa, carente e absurda, tinha pelo menos umas trinta perto de si. Cada lua representava um estado de espírito diferente. A melhor lua iluminava as brincadeiras noturnas quando Luísa ficava acordada até tarde jogando, brincando, pulando na cama, vendo TV, fazendo maluquices e olhando pro céu. Era quando a mãe chegava e dizia: “Pare com isso, amanhã você tem que acordar cedo”. O que já era suficiente para despertar a pior das luas: a do mau humor. Nesse momento ela batia o pé, chorava, xingava, e a mãe dizia apenas: “Luísa, você é de lua!”.
E fechava a janela (...)

  1. Reescreva o trecho a seguir, de acordo com o que se pede, fazendo as adaptações necessárias:

“A melhor lua iluminava as brincadeiras noturnas quando Luísa ficava acordada até tarde...”

a)      Substitua lua por luas:
______________________________________________________________________________________________________________________________________

b)      Substitua Luísa por Luísa e seu irmão:
______________________________________________________________________________________________________________________________________

c)      Substitua brincadeiras por brincadeira:
______________________________________________________________________________________________________________________________________


  1. Observe a frase: A melhor lua iluminava as brincadeiras noturnas quando Luísa ficava acordada até tarde jogando, brincando, pulando na cama, vendo TV, fazendo maluquices e olhando pro céu.

Faça uma lista de cinco palavras da frase que são nomes, isto é, que são substantivos.__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Entre os substantivos que você encontrou na questão anterior, escreva os que nomeiam:

a)      atitudes/ação:
____________________________________________________

b)      objetos:
____________________________________________________

c)      seres que você vê, embora não consiga tocar:
__________________________________________________________

  1. Preencha com V ou F.

(     ) Terra, Vinícius e Peru são substantivos próprios.
(     ) Menina, planeta e país são substantivos comuns.
(     ) Dentadura, ferradura e pedregulho são substantivos derivados.
(     ) Carro, cadeira e amor são substantivos simples.
(     ) Academia, vocabulário e time são substantivos coletivos.

  1. Relacione a 1ª coluna com a segunda:

      ( 1 ) subs. Primitivo                           (    ) formado por mais de uma  palavra
( 2 ) subs. Derivado                           (    )designam conjunto de seres
( 3 ) subs. Composto                          (   )dá origem à outras palavras
( 4 ) subs. Simples                             (    )formado por uma palavra
( 5 ) subs. Coletivo                            (    )vem de outra palavra

  1. Complete as lacunas de acordo com o conteúdo:

a)      Substantivos ______________ são os formados por uma só palavra.
b)      Dente, ferro e pedra são exemplos de substantivos ________________.
c)      Se “Janaína” é substantivo próprio, “menina” é um substantivo _____________.
d)      “Vara” é substantivo coletivo de __________________.
e)      “Solidão, beleza e amor” são exemplos de substantivos __________________.


Gelsiany Passos
2º Bim
2015.

terça-feira, 9 de junho de 2015

REVISÃO – 1º ANO “C” – 2º BIM – LÍNGUA PORTUGUESA



1. São palavras formadas por prefixação:
a) (   ) luminoso e fraternidade
b) (   ) liberdade e sonhador
c) (   ) conselheiro e queimado
d) (   ) linguagem e escravidão
e) (   ) percurso e ingrato.
2. Assinale a resposta correta de acordo com a formação de palavras:
a) (   ) preconceito é formação parassintética                                 
b) (   ) pluralismo e fragilidade são formações sufixais
c) (   ) incontroverso, individual e interna são formadas com o prefixo latino –in, com sentido de negação
d) (   ) ampliação, repetência, preparação e cidadania são substantivos formados a partir de formas verbais
e) (   ) em fragilizar, modernizar e democratizar o sufixo –izar forma verbos a partir de adjetivos.
3. Assinale a opção que apresenta classificação equivocada dos respectivos fragmentos destacados:
a) (   ) terreno e ferreiro (radicais)       
b) (   ) meninas e garotas (desinências:-a- de pessoa; -s- de número)
c) (   ) suavizar e uniformizar (sufixos)
d) (   ) cantar e chover (vogais temáticas)
e) (   ) desonesto e remarcar (prefixos)
4. Marque V ou F de acordo com as afirmações:
(   ) Na derivação imprópria a palavra transfere-se de uma classe de palavra a outra.
(   ) A derivação regressiva não pode formar substantivos  indicadores de ação.
(   ) Na parassíntese há um acréscimo de sufixo
(   ) A palavra “valorizar” tem uma derivação prefixal
(   ) Palavras primitivas são formadas a partir de outras palavras.
5. Preencha as lacunas:
a) A composição consiste em criar novas __________ combinando _________já existentes.
b) Na composição por _______________________as palavras se juntam e não se alteram.
c) A palavra “enriquecer” foi formada pelo processo de ___________________________.
d) As palavras “desligar” e “ contrapor” são exemplos de derivação _________________.
e) O morfema que exprime o significado básico da palavra é o ______________________.

Profª Gelsiany Passos
Junho/2015

sexta-feira, 5 de junho de 2015

APRESENTAÇÃO DE TRAJES HISTÓRICOS SUSTENTÁVEIS


 


     O Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra através de seu departamento de História, coordenado pelos professores Francisco Américo Martins Moraes, Jairo Soares e Doralice Conceição, ensejou aos estudantes do Ensino Médio noturno a interação da comunidade escolar envolvendo ações conjuntas entre todos os docentes e discentes uma prática pedagógica de alta relevância humana e social com abrangência teórica e promoção da formação de sujeitos pesquisadores/investigadores, críticos e comprometidos com o presente e o futuro de uma sociedade sustentável.
Tal prática, com efeito, foi iniciada com a divulgação do projeto de pesquisa acerca de vestimentas ou trajes históricos como fator de distinção social ao longo do tempo, de acordo com que cada classe social pertencia de determinadas civilizações desde a era antiga, incluindo sociedades modernas e contemporâneas europeias, asiáticas e americanas incursas em eventos de suma importância e influência para a história humana até os dias atuais, que seriam confeccionadas com materiais essencialmente recicláveis.

Empreendido, portanto, todos os detalhes, os docentes das demais áreas foram orientados pelo departamento de história, a instigar e a direcionar os estudantes para a pesquisa e para a aplicação prática do conhecimento adquirido, no evento em questão, para a confecção dos trajes históricos pelo tempo estimado de pouco mais de um mês e meio em ações e atividades coletivas interdisciplinares a fim de favorecer a melhoria do processo de ensino e aprendizagem como principal meta fruto da aplicabilidade e orientação objetivada pelo PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO; cuja meta fora alcançada de forma surpreendente por parte de todo o corpo docente, bem como, e, principalmente, dos estudantes que, de uma forma ou de outra, compreenderam a importância da autonomia científica e da construção de uma sociedade sustentável.

Por Francisco Américo Martins Moraes

 


UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA

  Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o  1º Ano 'B'.  A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...