A SERPENTE E O VAGA-LUME
Conta a lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir um vaga-lume.
Este fugia rápido, com medo da feroz predadora e a serpente nem pensava em desistir.
Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada...
No terceiro dia, já sem forças o vaga-lume parou e perguntou à cobra:
- Posso lhe fazer três perguntas?
- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar...
- Pertenço a sua cadeia alimentar?
- Não.
- Eu te fiz algum mal?
- Não.
- Então, por que você quer acabar comigo?
- Porque não suporto ver você brilhar...
sábado, 26 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
PALHARIA
A partir de uma matéria‑prima abundante, como folhas, palhas, cipós, talas e fibras, os índios produzem uma grande variedade de cestos, abanos e redes .Da arte de trançar e tecer, Darcy Ribeiro destaca especialmente algumas realizações indígenas como as vestimentas e as máscaras de entrecasca.
A variedade de plantas que são apropriadas ao trançado no Brasil dá ao índio uma inesgotável fonte de matéria prima. É trançando que o índio constrói a sua casa e uma grande variedade de utensílios, como cestos para uso doméstico, para transporte de alimentos e objetos trançados para ajudar no preparo de alimentos (peneiras), armadilhas para caça e pesca, abanos para aliviar o calor e avivar o fogo, objetos de adorno pessoal (cocares, tangas, pulseiras), redes para pescar e dormir, instrumentos musicais para uso em rituais religiosos, etc. Tudo isso sem perder a beleza e feito com muita perfeição. A cerâmica destacou-se principalmente pela sua utilidade, buscando a sua forma, nas cores e na decoração exterior, o seu ponto alto ocorreu na ilha de Marajó.
A variedade de plantas que são apropriadas ao trançado no Brasil dá ao índio uma inesgotável fonte de matéria prima. É trançando que o índio constrói a sua casa e uma grande variedade de utensílios, como cestos para uso doméstico, para transporte de alimentos e objetos trançados para ajudar no preparo de alimentos (peneiras), armadilhas para caça e pesca, abanos para aliviar o calor e avivar o fogo, objetos de adorno pessoal (cocares, tangas, pulseiras), redes para pescar e dormir, instrumentos musicais para uso em rituais religiosos, etc. Tudo isso sem perder a beleza e feito com muita perfeição. A cerâmica destacou-se principalmente pela sua utilidade, buscando a sua forma, nas cores e na decoração exterior, o seu ponto alto ocorreu na ilha de Marajó.
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
PLANO DE CURSO
1. Objetivo
A disciplina de Língua Portuguesa tem por objetivo capacitar o aluno como sujeito crítico e criativo no ambiente escolar e social, valorizando a linguagem oral e escrita, desenvolvendo a gramática normativa, reconhecendo as diversas variantes lingüísticas, praticando a leitura, interpretação e produção de texto de forma diversificada, mantendo a interdisciplinaridade no ambiente escolar através dos temas transversais.
2. Conteúdo
• Variedades lingüísticas
Língua e linguagem
Formas de comunicação
Linguagem formal e informal
Variedade regional
Adequação lingüística
• Produção e Reprodução de Textos
Fábulas, Mitos e Lendas
Discurso direto e indireto
Textos epistolares
Formas poéticas
Textos jornalísticos
• Substantivos
Conceito e classificação
Flexões
• Adjetivos
Conceito e classificação
Flexões
• Pronomes
Pessoais
Possessivos
Demonstrativos
Interrogativos
Indefinidos
• Artigo e Numeral
• Verbo
Conceituação de Tempos, Modos e Conjugações verbais
• Tonicidade e Acentuação
• Homofonia
Hiperônimos
Hipônimos
Sinônimos
Antônimos
Homófonos
Homógrafos
Parônimos
3. Recursos
• TV Escola
• Slides
• Internet
4. Técnicas Metodológicas
• Aulas expositivas
• Exercícios orais e escritos
• Atividades em classe e extra-classe
• Trabalho de pesquisa individual e em grupo
• Dinâmicas
• Exposição de atividades executadas em sala
5. Verificação de Aprendizagem
• A verificação será feita diariamente com a participação dos alunos através dos exercícios orais e escritos desenvolvidos em sala de aula ou em casa.
• As atividades de leitura, interpretação e produção de textos, serão feitas durante todo o ano letivo, sendo também avaliados.
• Trabalhos individuais e em grupo.
• Verificação de aprendizagem escrita no decorrer dos bimestres.
6. Bibliografia
• BORGATTO, Ana. Tudo é linguagem, Vol. I. Ática. 2006.
• GRANATIC, Branca. Linguagem em sintonia. Vol. I. Scipione. 2006.
• SÉRIE QUERO LER. Varal de Poesia. Ática. 2004.
• SÉRIE SABER MAIS. Descobrindo a Literatura. Ática. 2006.
Claudilene & Gelsiany
A disciplina de Língua Portuguesa tem por objetivo capacitar o aluno como sujeito crítico e criativo no ambiente escolar e social, valorizando a linguagem oral e escrita, desenvolvendo a gramática normativa, reconhecendo as diversas variantes lingüísticas, praticando a leitura, interpretação e produção de texto de forma diversificada, mantendo a interdisciplinaridade no ambiente escolar através dos temas transversais.
2. Conteúdo
• Variedades lingüísticas
Língua e linguagem
Formas de comunicação
Linguagem formal e informal
Variedade regional
Adequação lingüística
• Produção e Reprodução de Textos
Fábulas, Mitos e Lendas
Discurso direto e indireto
Textos epistolares
Formas poéticas
Textos jornalísticos
• Substantivos
Conceito e classificação
Flexões
• Adjetivos
Conceito e classificação
Flexões
• Pronomes
Pessoais
Possessivos
Demonstrativos
Interrogativos
Indefinidos
• Artigo e Numeral
• Verbo
Conceituação de Tempos, Modos e Conjugações verbais
• Tonicidade e Acentuação
• Homofonia
Hiperônimos
Hipônimos
Sinônimos
Antônimos
Homófonos
Homógrafos
Parônimos
3. Recursos
• TV Escola
• Slides
• Internet
4. Técnicas Metodológicas
• Aulas expositivas
• Exercícios orais e escritos
• Atividades em classe e extra-classe
• Trabalho de pesquisa individual e em grupo
• Dinâmicas
• Exposição de atividades executadas em sala
5. Verificação de Aprendizagem
• A verificação será feita diariamente com a participação dos alunos através dos exercícios orais e escritos desenvolvidos em sala de aula ou em casa.
• As atividades de leitura, interpretação e produção de textos, serão feitas durante todo o ano letivo, sendo também avaliados.
• Trabalhos individuais e em grupo.
• Verificação de aprendizagem escrita no decorrer dos bimestres.
6. Bibliografia
• BORGATTO, Ana. Tudo é linguagem, Vol. I. Ática. 2006.
• GRANATIC, Branca. Linguagem em sintonia. Vol. I. Scipione. 2006.
• SÉRIE QUERO LER. Varal de Poesia. Ática. 2004.
• SÉRIE SABER MAIS. Descobrindo a Literatura. Ática. 2006.
Claudilene & Gelsiany
Assinar:
Postagens (Atom)
UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA
Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o 1º Ano 'B'. A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...
-
Ieda Dias Rede traiçoeira na linda roseira aranha deixou. Joaninha faceira ligeira, brejeira na rede pousou. Teimoso girassol olhando sempre...
-
AS LUAS DE LUÍSA (1ª parte) Diléia Frate A terra tem uma lua, Saturno tem vinte, mas Luísa, temperamental, imprevisível, criativa, brincalh...
-
Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o 1º Ano 'B'. A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...