sábado, 26 de fevereiro de 2011

QUEM É VOCÊ?

A SERPENTE E O VAGA-LUME

Conta a lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir um vaga-lume.

Este fugia rápido, com medo da feroz predadora e a serpente nem pensava em desistir.

Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada...

No terceiro dia, já sem forças o vaga-lume parou e perguntou à cobra:

- Posso lhe fazer três perguntas?

- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar...

- Pertenço a sua cadeia alimentar?

- Não.

- Eu te fiz algum mal?

- Não.

- Então, por que você quer acabar comigo?

- Porque não suporto ver você brilhar...

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PALHARIA

A partir de uma matéria‑prima abundante, como folhas, palhas, cipós, talas e fibras, os índios produzem uma grande variedade de cestos, abanos e redes .Da arte de trançar e tecer, Darcy Ribeiro destaca especialmente algumas realizações indígenas como as vestimentas e as máscaras de entrecasca.
A variedade de plantas que são apropriadas ao trançado no Brasil dá ao índio uma inesgotável fonte de matéria prima. É trançando que o índio constrói a sua casa e uma grande variedade de utensílios, como cestos para uso doméstico, para transporte de alimentos e objetos trançados para ajudar no preparo de alimentos (peneiras), armadilhas para caça e pesca, abanos para aliviar o calor e avivar o fogo, objetos de adorno pessoal (cocares, tangas, pulseiras), redes para pescar e dormir, instrumentos musicais para uso em rituais religiosos, etc. Tudo isso sem perder a beleza e feito com muita perfeição. A cerâmica destacou-se principalmente pela sua utilidade, buscando a sua forma, nas cores e na decoração exterior, o seu ponto alto ocorreu na ilha de Marajó.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PLANO DE CURSO

1. Objetivo

A disciplina de Língua Portuguesa tem por objetivo capacitar o aluno como sujeito crítico e criativo no ambiente escolar e social, valorizando a linguagem oral e escrita, desenvolvendo a gramática normativa, reconhecendo as diversas variantes lingüísticas, praticando a leitura, interpretação e produção de texto de forma diversificada, mantendo a interdisciplinaridade no ambiente escolar através dos temas transversais.

2. Conteúdo
• Variedades lingüísticas
Língua e linguagem
Formas de comunicação
Linguagem formal e informal
Variedade regional
Adequação lingüística

• Produção e Reprodução de Textos
Fábulas, Mitos e Lendas
Discurso direto e indireto
Textos epistolares
Formas poéticas
Textos jornalísticos

• Substantivos
Conceito e classificação
Flexões

Adjetivos
Conceito e classificação
Flexões

• Pronomes
Pessoais
Possessivos
Demonstrativos
Interrogativos
Indefinidos

• Artigo e Numeral

• Verbo
Conceituação de Tempos, Modos e Conjugações verbais

• Tonicidade e Acentuação

• Homofonia

Hiperônimos
Hipônimos
Sinônimos
Antônimos
Homófonos
Homógrafos
Parônimos

3. Recursos
• TV Escola
Slides
• Internet

4. Técnicas Metodológicas
• Aulas expositivas
• Exercícios orais e escritos
Atividades em classe e extra-classe
• Trabalho de pesquisa individual e em grupo
• Dinâmicas
• Exposição de atividades executadas em sala

5. Verificação de Aprendizagem
• A verificação será feita diariamente com a participação dos alunos através dos exercícios orais e escritos desenvolvidos em sala de aula ou em casa.
• As atividades de leitura, interpretação e produção de textos, serão feitas durante todo o ano letivo, sendo também avaliados.
• Trabalhos individuais e em grupo.
• Verificação de aprendizagem escrita no decorrer dos bimestres.

6. Bibliografia
BORGATTO, Ana. Tudo é linguagem, Vol. I. Ática. 2006.
GRANATIC, Branca. Linguagem em sintonia. Vol. I. Scipione. 2006.
• SÉRIE QUERO LER. Varal de Poesia. Ática. 2004.
• SÉRIE SABER MAIS. Descobrindo a Literatura. Ática. 2006.


Claudilene & Gelsiany

UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA

  Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o  1º Ano 'B'.  A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...