quinta-feira, 15 de julho de 2010

terça-feira, 6 de julho de 2010

ATIVIDADE DE REVISÃO

AS LUAS DE LUÍSA
Diléa Frate ( 2ª parte)
Luísa navegou nos bons e maus humores por alguns anos, até que um dia percebeu que o tempo, com sua velocidade, também parecia absurdo, esticando as crianças, envelhecendo os adultos, expandindo o universo e apagando e acendendo as estrelas. Olhou para o seu novo corpo de menina-moça e viu alguns de seus estados-luas de espírito se afastarem lentamente.
Foi quando se deu conta do brilho da lua real, cheia e prateada que ilumina os corações apaixonados. Alguma coisa estava mudando dentro dela, se sentia menos absurda. Mas não muito: agora, quando olha para o céu, Luísa sonha com um lugar encantado, onde as fadas se encontram com os sapos e fazem deles...príncipes!

1. Copie os substantivos contidos no primeiro parágrafo do texto:

2. Quais os adjetivos que modificam os substantivos encontrados no primeiro parágrafo?


3. Sublinhe os adjetivos do segundo parágrafo.

4. Relacione os adjetivos sublinhados com seus respectivos substantivos.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO - ADJETIVOS

1. Faça a transformação das locuções adjetivas em um adjetivo equivalente:
a) período da noite -
b) águas do rio -
c) peixe sem sal -
d) barra de chumbo -
e) portão de vidro -
f) tônico de cabelo -
g) peça de metal -
h) região de florestas -
i) água da chuva -
j) sabor do mar -

2. Escreva o lugar a que pertence cada uma das nacionalidades:
a) israelense -
b) norueguês -
c) sueco -
d) dinamarquês -
e) alemão -
f) português -
g) espanhol -
h) peruano -
i) libanês -
j) britânico -

3. Identifique, nas frases abaixo, se a palavra em destaque é um substantivo ou adjetivo:
a) A moça cega vendia flores na esquina.

b) O cego vinha acompanhado de seu filho.

c) O trabalhador brasileiro é esforçado.

d) Marta é uma moça trabalhadora.

e) O moço pediu-me uma informação.

f) O avarento não quis dar esmola.

ATIVIDADE - ADJETIVO

1. Reescreva as frases, substituindo os adjetivos destacados pelas locuções adjetivas correspondentes:
a) Leila viu o verde mar com pontinhos dourados.
___________________________________________________________________________

b) Um permanente sussurro aquático emanava da fonte.
___________________________________________________________________________

c) O pai de Larissa era um homem bigodudo.
___________________________________________________________________________

d) O sultão olhava as pessoas de cima para baixo com seu olhar aquilino.
___________________________________________________________________________

e) Apesar de nos conhecermos pouco, sua atitude sempre foi fraternal.
___________________________________________________________________________


2. Substitua as locuções adjetivas nas frases por adjetivos de mesmo valor semântico:
a) Os bombeiros foram chamados à região de florestas.
___________________________________________________________________________

b) A mulher foi atingida por uma peça de metal.
___________________________________________________________________________

c) Toda mulher precisa de uma máscara de cabelo.
___________________________________________________________________________

d) O restaurante não pode servir peixe sem sal.
___________________________________________________________________________

e) A modernidade exige acabamentos em vidro.
___________________________________________________________________________

3. Escreva a que estado do Brasil pertencem as pessoas designadas pelos adjetivos:

a) capixaba:_________________
b) gaúcho: __________________
c) carioca: __________________
d) potiguar:_________________
e) amapaense:______________
f) tocantinense: _____________
g) alagoano: _________________
h) sergipano: ________________
i) paraibano: ________________
j) acreano: ___________________

4. Transforme os adjetivos em substantivos:
a) isento - ______________________________
b) ausente - ____________________________
c) convicto - ____________________________
d) arrogante - __________________________
e) elegante - ___________________________
f) coerente - ___________________________
g) importante - _________________________
h) arrumado - __________________________
i) paciente - ___________________________
j) correto - ____________________________

UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA

  Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o  1º Ano 'B'.  A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...