sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A MENTE É ALGO TERRÍVEL DE SE DESPERDIÇAR

É amplamente aceito que o potencial de inteligência está relacionado à hereditariedade. Contudo, o ambiente é decisivo para determinar a extensão de sua expressão. Não podemos mudar nossa constituição genética, mas existem muitos passos que podemos dar que nos ajudarão a conseguir o máximo do que recebemos.
Visite uma biblioteca, leia livros, percorra museus, assista a documentários, participe de aulas, faça perguntas. A lista é interminável.
A aprendizagem não está limitada a uma sala de aula. Se está determinado a extrair o máximo de seu potencial mental, você pode fazer a diferença. Participe de um grupo de discussão ou crie um sobre algum tópico de seu interesse.
Transforme-se em um apaixonado por desafios, adquira uma nova habilidade, aprenda uma palavra nova do dicionário a cada dia, perca sua calculadora.
Não desperdice o seu potencial; desenvolva-o e use-o para mudar o seu mundo.
Do livro "Se eu realmente quisesse fazer a diferença"; Ed. Atos; pág.143

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O PROFESSOR SEMPRE ESTÁ ERRADO

Quando...
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia".
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala normal, ninguém escuta.

Não falta às aulas, é um "Caxias".
Precisa faltar, é "turista"
Conversa com outros professores, está "malhando" os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.

Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato,
Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não sabe se impor.

A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances dos alunos.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.

Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a "língua" dos alunos, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.

O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, "deu mole".

É... professor está sempre errado, mas,
se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!

Revista do professor de Matemática, 36, 1998.

UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA

  Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o  1º Ano 'B'.  A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...