quinta-feira, 26 de março de 2009

O QUE É ARTE

"Arte, atividade que requer aprendizagem. Pode limitar-se à simples habilidade técnica ou ampliar-se ao ponto de englobar a expressão de uma determinada visão de mundo. O termo arte deriva do latim ars, que significa habilidade na realização de ações especializadas, como a arte da jardinagem ou de jogar xadrez.

Entretanto, em sentido amplo, o conceito faz referência tanto à habilidade técnica como ao talento criativo. A arte proporciona experiências estéticas, emocionais e intelectuais."

A COMUNICAÇÃO DO SOM

Ao atribuir formas aos elementos das linguagens artísticas, o artista dá significado a suas ideias criando pinturas, esculturas, peças teatrais, danças, dentre outras modalidades de arte.

Combinando imaginação, conhecimento, experiência e inspiração, representa sentimentos e pensamentos de forma peculiar, isto é, à sua maneira, com sua marca pessoal, personalidade e originalidade. Isso nos possibilita diferenciar e, muitas vezes, identificar seu autor, ou seja, quem pintou determinado quadro com cores e pinceladas tão próprias ou harmonizou sons com características inconfundíveis compondo obras apresentadas para diferentes plateias de diversas épocas e países.

Conhecer e compreender a produção dos artistas de diversas culturas e períodos nos permite viajar pelo tempo e, embora essas produções possuam data, origem e autor, não pertencem apenas às pessoas da época em que foram criadas: tornam-se patrimônio cultural da humanidade. Ao "pertencer" a todos que a apreciam, transcendem o tempo, ultrapassam fronteiras e não envelhecem. Assim, é praticamente impossível falar de arte e de seus significados sem falar de tempo.

Existem obras, entretanto, que, ao serem idealizadas, já contam com um tempo de existência predeterminado, pois o artista assim o deseja. A utilização de materiais perecíveis também determina o tempo que a obra terá de vida. Podemos citar como exemplos esculturas de gelo e na areia, dentre outras.

As apresentações cênicas e musicais vivem também a brevidade do tempo, pois são obras indiscutivelmente de curta duração, diferentemente da pintura, da escultura, de uma fotografia ou gravura que possuem o suporte sólido - o papel, o mármore, o bronze ou a pedra.

A música paira no ar e mostra que é uma combinação na qual os diferentes sons se manifestam e se extinguem de acordo com uma de suas propriedades - a duração. Assim, sejam eles naturais sejam culturais, pode acontecer que no momento que nosso ouvido percebe, pronto, terminou.

Chamamos os sons produzidos pela natureza de sons naturais, e os sons produzidos por objetos construídos ou não pelas pessoas de sons culturais.

A música se completa com seus intérpretes - maestros, instrumentistas e cantores - além, é claro, do público que ouve e aprecia, gosta ou não gosta, de acordo com as capacidades que só o ser humano possui - sentir, pensar, imaginar, emocionar-se diante das várias linguagens artísticas.

A LINGUAGEM MUSICAL

A música pode ser vocal ou instrumental. Pelos nomes você já percebeu que a vocal é executada com a voz e a instrumental com instrumento. Nos dois casos podemos ouvir uma única pessoa, um pequeno grupo ou um grupo grande.

No caso de uma música vocal, quando só uma pessoa ou um pequeno conjunto se apresenta, quase sempre é com acompanhamento de um ou mais instrumentos. Quando um grupo grande de cantores - um coral - se apresenta, pode ou não haver acompanhamento instrumental. Já um instrumentista, tocando sozinho, num pequeno conjunto ou num grupo grande de músicos, não precisa necessariamente de elementos vocais.

QUEM CANTA, SEUS MALES ESPANTA

Por meio das linguagens da arte podemos nos comunicar com as pessoas, e muito do que sabemos sobre o pensamento e o sentimento de toda humanidade são conhecimentos que obtivemos por meio de produções artísticas. Dentre as formas pelas quais os produtos desses registros olharam e interpretaram o mundo, está a música.

A música relata conhecimentos, como fatos históricos, problemas sociais ou aspectos da vida de determinadas sociedades. Além disso, por meio dela, os seres humanos se comunicam entre si e a utilizam na sua vida cotidiana para expressar sentimentos e vontades, assim como protestos e insatisfações.

A música que acompanha o ser humano desde as mais antigas civilizações, atualmente está presente nos mais diferentes locais - ônibus, lojas, cinema, bares, restaurantes, praças, parques, etc. Diferentes meios são utilizados para que a música chegue até nós - rádio, televisão, shows, concertos, aparelhos de som, dentre outros recursos. Quanto mais a escutamos, mais podemos compreender seu gênero, ritmo, melodia e letra.É muito importante que, além de ouvir, você procure saber mais sobre o que está ouvindo: qual é o seu compositor, em que época foi composta, ideias e sentimentos presentes na letra, instrumentos que acompanham, quem é o cantor, se é um conjunto e muitas outras informações.


série link da arte. 6ª série. págs.12-20
(para 6ª série - EJA. Duque de Caxias)

quarta-feira, 11 de março de 2009

O Renascimento na Itália

Chamou-se Renascimento o movimento cultural desenvolvido na Europa entre 1300 e 1650. Tal nome sugere um súbito reviver dos ideais greco-romanos, o que não é de todo correto: mesmo no período medieval o interesse pela cultura clássica não desapareceu. Exemplo disso é Dante Alighieri (1265-1321), poeta italiano que manifestou entusiasmo pelos clássicos. Também nas escolas das catedrais e dos mosteiros, autores latinos e filósofos gregos eram muito estudados.
A arquitetura
No período românico construíam-se templos fechados. A arquitetura gótica buscou a verticalidade. Já o arquiteto do Renascimento buscou espaços em que as partes do edifício parecessem proporcionais entre si. Procurou, ainda, uma ordem que superasse a busca do infinito das catedrais góticas.
A pintura
No fim da Idade Média e no Renascimento, predomina uma interpretação científica do mundo. Sobretudo na pintura, isso se traduz nos estudos da perspectiva segundo os princípios da matemática e da geometria. O uso da perspectiva conduz a outra tendência do período: o uso do claro-escuro, que consiste em pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra. Esse jogo de contrastes dá aos corpos uma aparência de volume. A combinação da perspectiva e do claro-escuro, por sua vez, contribui para dar maior realismo às pinturas, isto é, torna-as mais próximas da realidade.
Outro aspecto da arte do Renascimento, em especial da pintura, é a formação de um estilo pessoal. Mas livre em relação ao rei e à igreja, o artista é como o vemos hoje: um criador independente, que se expressa contando apenas com sua capacidade de criação. Daí haver, no Renascimento, inúmeros artistas de prestígio, com características próprias.
A escultura
Na escultura italiana do Renascimento destacam-se Michelangelo e Andrea del Verrocchio. Verrochio (1435-1488) trabalhou em ourivesaria, o que influenciou sua escultura: algumas de suas obras possuem detalhes que lembram o trabalho de um ourives - artesão que trabalha com peças de ouro.
Humanismo, o espírito do Renascimento
Podemos entender Humanismo como a valorização do ser humano e da natureza em oposição ao divino e ao sobrenatural, ideias muito presentes na Idade Média.
Os artistas do Renascimento expressaram sempre os maiores valores da época: a racionalidade - traduzida no rigor científico, na experimentação na observação da natureza - e a dignidade humana.
Trecho retirado do livro "Descobrindo a história da arte" de Graça Proença, pág. 64-70 ( para alunos da 8ª série - duque de caxias)

domingo, 1 de março de 2009

Como a vida muda
Como a vida é muda
Como a vida é nuda
Como a vida é nada
Como a vida é tudo.
...
Como a vida é senha
de outra vida nova.
...
Como a vida é vida
ainda quando morte.
...
Como a vida é forte
em suas algemas.
...
Como a vida é bela
...
Como a vida vale
mais que a própria vida
sempre renascida.
DRUMMOND

UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA

  Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o  1º Ano 'B'.  A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...